Inflação!


Inflação terá remédio amargo, diz Lula


Às vésperas de mais uma reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central para decidir o nível dos juros básicos da economia, atualmente em 11,75% ao ano, o presidente Lula avisou ontem que usará um 'remédio amargo', se for preciso, para evitar a volta da inflação. 'Estejam certos de que nós, no governo, vamos fazer o sacrifício que tivermos de fazer para manter uma política fiscal responsável', disse, em discurso durante o 1º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, em Belém (PA). A ação mais 'amarga' adotada pelo governo nos últimos meses é a elevação dos juros, pelo Banco Central. Lula assegurou, ainda, que não permitirá que o Brasil volte a ter recessão.

Também ontem o governo anunciou que decidiu gastar menos e que fará uma poupança fiscal extra de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), o equivalente a R$ 13 bilhões, para segurar a alta da inflação. De acordo com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a poupança será utilizada na formação do Fundo Soberano. Um projeto de lei, explicou o ministro da Fazenda, será enviado ao Congresso no início da semana que vem para a formatação deste fundo, que deverá ser gerido pelo Tesouro Nacional.


fonte: Correio do povo


Parece mentira mas todas as evidências indicam que ele está de volta.O dragão da inflação ameaça voltar depois de tantos elogios à gestão econômica brasileira.

*Será possível evitar o retorno da inflação como promete tentar o presidente?

*Naquela época, existiam pontos positivos? Quem ganha e quem perde com a inflação?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fim de Octo

O primeiro mês do ano

Ontem (2016)